quinta-feira, 30 de abril de 2009

Humildade- a base de todas as virtudes

Uma das virtudes mais básicas e fundamentais para evitar o pecado, incluíndo o venial, reside na plena e permanente consciência da importância da humildade.

A humildade é a verdade. Sem Deus, vamos logo a correr para a sarjeta mais podre e nojenta. Por isso, quanto há glória, paz, alegria e satisfação humanas, ao nível profissional, familiar, afectivo, cuidado. Tudo isso é fugaz se pensarmos que nos pertence.

Uma das maiores virtudes de S.Nuno Álvares foi precisamente a humildade. Apesar dos grandes feitos que fez, ímpares em toda a história de Portugal, decorridos vários séculos, manteve sempre a humildade.
Dizia que as vitórias não eram suas, mas sim, de Maria, a quem tinha grande devoção.
Sabia, pois, que a sua força era emprestada.

" Senhor, que eu não volte a voar pegado à terra, que esteja sempre iluminado pelos raios do divino Sol – Cristo – na Eucaristia, que o meu voo não se interrompa até encontrar o descanso do teu Coração! " (S.José Maria Escrivá. Forja, 39)


"Quando o orgulho se apodera da alma, não é estranho que atrás dele, como pela arreata, venham todos os vícios: a avareza, as intemperanças, a inveja, a injustiça. O soberbo procura inutilmente arrancar Deus – que é misericordioso com todas as criaturas – do seu trono para se colocar lá ele, que actua com entranhas de crueldade.Temos de pedir ao Senhor que não nos deixe cair nesta tentação. A soberba é o pior dos pecados e o mais ridículo. Se consegue atormentar alguém com as suas múltiplas alucinações, a pessoa atacada veste-se de aparências, enche-se de vazio, envaidece-se como o sapo da fábula, que inchava o papo, cheio de presunção, até que rebentou. A soberba é desagradável, mesmo humanamente, porque o que se considera superior a todos e a tudo está continuamente a contemplar-se a si mesmo e a desprezar os outros, que lhe pagam na mesma moeda, rindo-se da sua fatuidade". (S. José Maria Escrivá. Amigos de Deus, 100)

terça-feira, 21 de abril de 2009

As 2 casas

Uma vez ouvi esta história ser contado na Igreja de S. Domingos, em Lisboa, pelo falecido Cónego António Azevedo Pires:
Duas casas junto à estrada. Um dos habitantes queixava-se sempre do pó que vinha da rua e sujava a casa toda; o outro, o vizinho do lado, não.
Até que um dia, o 1º perguntou ao 2º "Ouve lá, porque é que tu não tens pó na tua casa e eu tenho ?", ao que o vizinho respondeu "És mesmo um tonto. É que eu tenho sempre as janelas fechadas"

Meus Deus, eu Creio, Adoro, Espero e Amo; peço-Vos perdão por todas as vezes em que não acreditei, não adorei, não esperei e não Te amei.

Desprendimento

"Os veados quando conhecem que estão gordos demais escondem-se e retiram-se para as suas matas, porque vêem que não estão em condições de fugir se, por acaso, forem perseguidos.
O coração do homem, sobrecarregando-se destas afeições inúteis, supérfulas e perigosas, também não pode correr pronta, expedita e facilmente na esteira do seu Deus que é a verdadeira meta da devoção".
S. Francisco de Sales
"Introdução à vida devota"

domingo, 19 de abril de 2009

Confissão: a limpeza da alma

Trocar Deus por Wales

Com muita frequência trocamos Deus por ninharias, pratos de lentilhas que nos dão compensações temporárias.
St. Thomas More foi dos santos que mais levou à prática o 1º mandamento, ao colocar a Deus acima de tudo, incluíndo da sua própria vida que acabou por sacrificar em seu Nome.
Diz-se que, várias vezes, enquanto participava na Eucarístia, fez esperar o rei de Inglaterra.
Neste vídeo, relembramos o comentário que terá feito a propósito da testemunha falsa que o condenou.
Vale a pena, valerá mesmo a pena trocarmos Deus, no nosso dia a dia, por consolações que se pulverizam assim que são consumidas?
Ou é melhor trocar o nosso dia a dia pelo "cem vezes mais já nesta vida e, na outra, a vida eterna" ? Cfr. Marcos 10, 29-30.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Aquele que não toma a sua cruz não é digno de mim

Afã de adoração, ânsias de desagravo com sossegada suavidade e com sofrimento. Far-se-á vida na nossa vida a afirmação de Jesus: aquele que não toma a sua cruz para me seguir, não é digno de mim.
E Nosso Senhor manifesta-se-nos cada vez mais exigente, pede-nos reparação e penitência, até nos fazer experimentar o fervoroso desejo de querer viver para Deus, pregado na cruz juntamente com Cristo.
Mas guardamos este tesouro em vasos de barro frágil e quebradiço, para que se reconheça que a grandeza do poder que se vê em nós é de Deus e não nossa.
Vemo-nos acossados por toda a espécie de atribulações e nem por isso perdemos o ânimo; encontramo-nos em grandes apuros, mas não desesperados, ou sem recursos; somos perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não inteiramente perdidos: trazemos sempre no nosso corpo por toda a parte a mortificação de Jesus.

S.José Maria Escrivá de Balaguer
Amigos de Deus, nn. 303–304

terça-feira, 14 de abril de 2009

Se quiseres podes-me curar

Para quem tem vícios e maus hábitos antigos que o impedem de estar e permanecer em Deus e junto à Cruz:

"(...) pela nossa parte, uma sinceridade absoluta, explicar-lhe toda a verdade e dizer: Domine, si vis, potes me mundare, Senhor, se quiseres – e Tu queres sempre – podes curar-me. Tu conheces as minhas fraquezas, tenho estes sintomas e estas debilidades. Mostramos-lhe também com toda a simplicidade as chagas e o pus, no caso de haver pus. Senhor, Tu, que curaste tantas almas, faz com que, ao ter-Te no meu peito ou ao contemplar-Te no Sacrário, Te reconheça como Médico divino".

S.José Maria Escrivá de Balaguer
Cristo que passa, nn. 92–93

Desprezo de si

"Dois amores fizeram as duas cidades:

o amor de si até ao desprezo de Deus - a terrestre;

o amor de Deus até ao desprezo de si - a celeste."

S. Agostinho A Cidade de Deus, livro XIV, cap. XVIII.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Exame e confissão

Regina Coeli

Retábulo da Capela-mor da Sé de Viseu


No Tempo Pascal, do domingo de Páscoa, até o domingo de Pentecostes, se reza em vez do Angelus a Rainha do Céu.


(Sinal da Cruz)

A. Rainha do Céu, alegrai-Vos, aleluia.

B. Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.

A. Ressuscitou como disse, aleluia.

B. Rogai a Deus por nós, aleluia.

A. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.Oremos: ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém."

(Sinal da Cruz)

domingo, 12 de abril de 2009

Viver em castidade

God's grace is the most important thing that will help those with this problem order their life again, specifically the sacraments of Confession and the Holy Eucharist. But heroic action against it both personally and within society is also necessary. It can be conquered and healing can happen.
Focus on healing and developing good habits, developing human virtue, and strengthening your relationship with God.
We are called to live as a whole person. If we walk with God fully, all problems can be overcome.
"For men this is impossible, but with God all things are possible" (Matthew 19:26).

Anthony Buono

Os 7 hábitos para a santidade



There are various ways to come to know Jesus. We are going to speak briefly about some of them in this article. You want to come to know, love and serve Jesus the same way you learn to love and stay in love with anybody: your spouse, family members, and close friends, i.e. by spending a considerable amount of time with him on a regular and, in this case, daily basis.

The payoff, if you will, is the only true happiness in this life and the vision of God in the next. There are no easy substitutes.

Sanctification is a work of a lifetime and it requires our determined effort to cooperate with God's sanctifying grace coming through the sacraments.
The seven daily habits that I propose to you are the morning offering, spiritual reading (New Testament and a spiritual book suggested to you by your spiritual advisor), the Holy Rosary, Holy Mass and Communion, at least fifteen minutes of mental prayer, the recitation of the Angelus at noon, and a brief examination of conscience at night.
(...)

I want to stress several points before examining the habits.
One, remember that growing in these daily habits, just like taking on a diet or a physical exercise program, is a gradual work in progress. Don't expect to insert all seven or even two or three of these in your daily schedule immediately, any more than you would attempt a 5K race after not having run regularly, or attempting to play Liszt after your third piano lesson. This haste would be inviting failure and God wants you to succeed at both your pace and His. You should work closely with your spiritual advisor, and gradually and fruitfully incorporate the habits into your life over a period of time in a way that fits your particular situation. It may even be that your life circumstances require a modification of the seven habits.
Second, at the same time you must make a firm commitment with the help of the Holy Spirit and your special intercessors, to make them the priority of your life–more important than meals, sleep, work and recreation. I want to make it clear that these habits cannot be acquired on the run. That is not the way we want to deal with people we love. They must be done when we are most alert, during the day, in a place that is silent and without distractions, where it is easy to put ourselves in God's presence and address him.

After all, is not eternal life more important than our temporal life?

All that will remain at the time of your particular judgement will be the amount of the love of God in your heart.
Third, I want to point out that living the seven daily habits is not a zero sum game.

You are not losing time but rather, in reality, gaining it.

I have never met a person who lived them on a daily basis who became a less productive worker as a result, or a worse spouse, or who had less time for his friends, or could no longer grow in his cultural life. Quite the contrary, God always rewards those who put him first.

Our Lord will multiply our time amazingly as he did with those few loaves and fishes that fed the multitude with plenty left over. You can be sure that Pope John Paul II, Mother Theresa, or St. Maximilian Kolbe pray, or prayed, a lot more than the one and one-half hours that is required for the seven daily habits spread throughout the day.


The first habit is the morning offering, when you kneel down and using your own words, or a formula, you briefly offer up all the day ahead for God's glory. What is not so simple is what has to happen before the offering. As the founder of Opus Dei put it "Conquer yourself each day from the very first moment, getting up on the dot, at a set time, without granting a single minute to laziness. If with the help of God, you conquer yourself in the moment, you have accomplished a great deal for the rest of the day. It's so discouraging to find yourself beaten in the first skirmish (The Way, 191). In my pastoral experience, those who can live the "heroic moment" in the morning and in the evening going to bed on time will have both the physical and spiritual energy throughout the day to stop what they are doing in order to live the other habits.


The second habit is at least 15 minutes of silent prayer. Over time you may want to augment this with an extra 15 minutes at another time during the day. After all, who will not seek more time with such excellent company? Prayer is simply one on one direct conversation with Jesus Christ, preferably before the Blessed Sacrament in the Tabernacle. This is your "face time" or "quality time" if you will, when you can open up in speaking about what is on your mind and in your heart. At the same time you will be able to acquire the habit of listening carefully and prayerfully like another Mary (Lk. 10:38-42) to see what Jesus is asking of you and what he wants to give you. It is there that we come to understand his saying, "Without Me, you can do nothing."
The third habit is fifteen minutes of spiritual reading
, usually consisting of a few minutes of systematic reading of the New Testament to identify ourselves with the words and actions of our Savior, and the rest of the time spent on a classic book of Catholic spirituality recommended by your spiritual advisor. As Bl. Josemaria Escriva puts it, "Don't neglect your spiritual reading. Reading has made many saints" (The Way, 116). In a way it is the most practical of our habits because over the course of years of practicing it we will read many times the life of Christ and acquire the wisdom of saints and the Church by reading dozens of books which enlighten our intellect so we can put the ideas expressed there into action.

The fourth daily habit is participating in Holy Mass and receiving Holy Communion in the state of grace. This is the most important habit of all the seven (cfr. John 6:22-65). As such, it has to be at the very center of our interior life and consequently our day. It is the most intimate act possible to man. There we encounter the living Christ, participate in the renewal of His sacrifice for us and unite body soul, to the Risen Christ and ourselves. As Pope John Paul II says in his Apostolic Exhortation, Ecclesia in America: "The Eucharist is the living and lasting center around which the entire community of the Church gathers" (no. 35).


The fifth daily habit takes but a moment or two. It is to stop what we are doing to pray the Angelus or Regina Coeli prayer to our Blessed Mother, according to the liturgical season, each day at noon. This is a Catholic custom that goes back many centuries. It is a wonderful way both to greet our Blessed Mother for a moment, as any good child remembers his mother during the day and meditate on the Incarnation and Resurrection of our Lord, which give such meaning to our entire existence.


The sixth habit is also Marian–praying the Holy Rosary each day and meditating on its mysteries, which surround the life of Our Lord and Our Lady. As Bl. Josemaria puts it, "For those who use their intelligence and their study as a weapon, the Rosary is most effective, because this apparently monotonous way of beseeching Our Lady, as children do their mother, can destroy every seed of vainglory and pride" (Furrow, 474). The Rosary is a habit that, once acquired, is hard to break. By repeating words of love to Mary and offering up each decade for our intentions, we take the shortcut to Jesus, which is to pass through the heart of Mary. He cannot refuse her anything!


The seventh habit is the brief examination of conscience at night before going to bed. Again the holy Founder of Opus Dei says "Examination of conscience. A daily task. Bookkeeping–never neglected by anyone in business. And is there any business worth more than that of eternal life?" (The Way, 235). You sit down, call on the Holy Spirit for light and for several minutes go over your day in God's presence asking if you behaved as a child of God at home, at work, with your friends. You also look at that one particular area which you have identified with the help of spiritual direction in which you know you need to improve in order to become a saint. You may also take a quick look to see if you have been faithful to those daily habits that we have discussed in this article. Then you make an act of gratitude for all the good that you have done and an act of contrition for those areas in which you have willfully failed. Then it is off to your well-deserved rest, which you strive to make holy through your interior dialogue with the Holy Trinity and your mother Mary as you drift off to sleep.
If a person honestly looks at their day, no matter how busy he is, (and I never seem to meet people who admit they are not busy unless they are permanently retired), he can usually find that he wastes some time each day. Think of that needless extra cup of coffee when you might have been able to drop by and visit the Blessed Sacrament for 15 minutes before beginning work. Or the half-hour or much more wasted on watching vapid and inane television programs or videos. Then there is the commuting time spent sleeping on the train, or listening to the radio in the car that could be used for the Rosary. How about that newspaper that could be read in ten minutes rather than twenty minutes, leaving room for your spiritual reading? And that lunch which could be finished in a half-hour, leaving time for noon Mass? Don't forget that half hour spent frittering away time at the end of the day when you could have done some good spiritual reading, examined your conscience and gone to bed at a fixed time restoring your energy for the next day's battles. The list goes on. Make up your own. Be honest with yourself, and with God.


These habits, lived well, enable us to obey the second part of the great commandment "to love our neighbor as ourselves." We are on earth, as was the Lord, "to serve and not to be served." This can only be achieved by our gradual transformation into another Christ through prayer and the sacraments. To live the seven habits will enable us to become holy and apostolic, always assured that when we fail in something big or small, we always have the loving Father awaiting us in the Sacrament of Penance and the prayerful help of our spiritual advisor to put us back on the right track.


Father John McCloskey

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A grande decisão: Entregar a vida quotidianamente nos pequenos gestos

«Quem quer ficar com sua vida para si, viver só para si mesmo, abraçar tudo para si e desfrutar todas as possibilidades – precisamente este perde a vida. Esta se converte em fugaz e vazia», explicou o Papa aos jovens, durante a homilia.
«Só o abandono de si mesmo, só no dom desinteressado do eu a favor do tu, só no «sim» à vida maior, própria de Deus, também nossa vida chega a ser ampla e grande», acrescentou.
(...)».
«O grande "sim" do momento decisivo em nossa vida – o "sim" à verdade que o Senhor nos põe diante – deve ser depois quotidianamente reconquistado nas situações de todos os dias, nas quais, sempre de novo, devemos abandonar nosso eu, colocar-nos à disposição, quando no fundo queríamos, ao contrário, agarrar-nos a nosso eu»,
acrescentou.
(...)
« Não existe uma vida com realização sem sacrifício».
(...)
« sem o «sim» à Cruz, sem caminhar em comunhão com Cristo dia a dia, a vida não pode ir bem».
«Quem quer reservar sua vida para si mesmo, a perde. Quem entrega sua vida – quotidianamente, nos pequenos gestos que fazem parte da grande decisão – este a encontra.»
Bento XVI
Discurso de preparação para a JMJ
5 de Abril de 2009

O valor das pequenas coisas

"(...) tu e eu vamos aproveitar até as oportunidades mais banais que se apresentarem à nossa volta, para santificá-las, para nos santificarmos e para santificar os que compartilham connosco os mesmos afãs quotidianos, sentindo nas nossas vidas o peso doce e sugestivo da co-redenção."
S.José Maria Escrivá de Balaguer
Amigos de Deus, nn. 8–9

Cumprir os deveres do dia a dia

Faz a tua vida normal; trabalha onde estás a trabalhar, procurando cumprir os deveres do teu estado, acabar bem o que é próprio da tua profissão ou do teu ofício, superando-te, melhorando-te dia-a-dia. Sê leal, compreensivo com os outros e exigente contigo mesmo. Sê mortificado e alegre.
Será esse o teu apostolado. E, sem saberes porquê, tendo perfeita consciência das tuas misérias, os que te rodeiam virão ter contigo e, numa conversa natural, simples – à saída do trabalho, numa reunião familiar, no autocarro, ao dar um passeio, em qualquer parte – falareis de inquietações que em todas as almas existem, embora às vezes alguns não queiram dar por isso. Mas cada vez as perceberão melhor, desde que comecem a procurar Deus a sério.
S. José Maria Escrivá de Balaguer
Amigos de Deus, 272–273

quinta-feira, 2 de abril de 2009

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Oração e Sacramentos

"A oração é dom do Espírito, que nos torna homens e mulheres de esperança, e rezar mantém o mundo aberto a Deus (cf. Enc. Spe salvi, 34).

Dai espaço à oração na vossa vida! Rezar sozinho é bom, mas ainda melhor e mais proveitoso é rezar com os outros, porque o Senhor garantiu que está presente onde estiverem dois ou três reunidos no seu nome (cf. Mt 18, 20).

Existem muitas formas de se familiarizar com Ele; exis­tem experiências, grupos e movimentos, encontros e itinerários para aprender assim a rezar e a crescer na experiência da fé.

Participai na liturgia nas vossas paróquias e alimentai-vos abundante­mente da Palavra de Deus e da participa­ção activa nos Sacramentos.

Como sabeis, ápice e centro da existência e da missão de cada crente e comunidade cristã é a Eucaristia, sacramento de salvação na qual Cristo se faz presente e oferece como alimento espiritual o seu próprio Corpo e Sangue para a vida eterna. Mistério deveras inefável!

Em volta da Eucaristia nasce e cresce a Igreja, a grande família dos cristãos, na qual se entra com o Baptismo e nos renovamos constantemente graças ao sacramento da Reconciliação"


Papa Bento XVI
Mensagem do Papa aos Jovens na XXIV JMJ

Quem não luta, traí Cristo e a Igreja

Para o cristão, o combate espiritual diante de Deus e de todos os irmãos na fé é uma necessidade, uma consequência da sua condição. Por isso, se alguém não luta, está a trair Jesus Cristo e todo o Corpo Místico, que é a Igreja. (S.José Maria Escrivá de Balaguer "Cristo que passa", 74)

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